Meio Ambiente

Sistema de Gestão Ambiental – SGA

A Rodap tem inserido em seu Planejamento Estratégico a promoção da sustentabilidade e da saúde pública, aliadas ao desenvolvimento da mobilidade urbana nos municípios em que atua. O Grupo realiza programas de controle e monitoramento ambiental. Essas ações têm como objetivo buscar a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários, usuários do transporte e municípios atendidos, além de atender a legislação ambiental em vigor.

 

| Programas ambientais adotados |

 

Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Para resíduos perigosos, o Grupo Rodap possui contrato com empresas especializadas e licenciadas para coleta, transporte, tratamento e destinação final. Já para resíduos sólidos recicláveis e comuns, os colaboradores recebem orientações para a realização da coleta seletiva.

Monitoramento de Efluentes Líquidos: Inseridas no Programa de Recebimento e Controle dos Efluentes Não Domésticos (PRECEND), as empresas do Grupo Rodap atendem as Normas Técnicas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA/MG). As unidades possuem o sistema de drenagem dos efluentes não domésticos totalmente separados da drenagem dos efluentes domésticos e das águas pluviais. Realizam em prazos determinados pela COPASA os automonitoramentos dos parâmetros físico-químicos antes do lançamento dos efluentes à rede pública coletora. Além disso, as empresas possuem aparelhagem moderna para reciclagem dos efluentes gerados na lavagem de veículos. Os equipamentos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) acoplados ao lava-jato das unidades tratam 100% da água utilizada no processo e reutilizam até 90%.

Monitoramento de Emissões Atmosféricas: As instalações do Sistema de Armazenamento Aéreo de Combustível – SAAC das unidades possuem instalados equipamentos para o controle de vapores. Nesse programa ainda, é realizado o Projeto Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde a emissão de poluentes por veículos automotores são monitorados.

Boas Práticas Ambientais – Programa de Água e Energia: Os funcionários recebem orientações e treinamentos constantes sobre as questões ambientais, como sobre a preservação dos recursos naturais, o controle da poluição, da promoção da sustentabilidade. Dentre as informações disponíveis encontra-se a utilização consciente da água e energia.